Aquilino Ribeiro foi, sem dúvida alguma, uma personalidade forte, de uma incrível sabedoria prática e de uma riqueza de vida marcantes. E por mais que se recorde, comente, leia as palavras do Mestre, parece, no nosso sentir, que ainda muito falta por contar aos mais novos e reavivar aos mais velhos.
Foi a falar de melros e de castanheiros que são cidades, que começámos, no passado dia 2 de fevereiro de 2023, as celebrações aquilinianas do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva.
Com o apoio incondicional do Município de Vila Nova de Paiva, pudemos usufruir do espaço do Auditório Municipal Carlos Paredes, para também, expor as ilustrações que os 9ºs anos elaboraram para as capas das obras do escritor na disciplina de Educação Visual.
Poder mostrar aos nossos pré-adolescentes e adolescentes a nossa própria fórmula e processo de descobrimento do escritor e homem, foi o que nos pareceu mais natural para este 1º Momento de Celebrar Aquilino Ribeiro.
Quisemos, equipa do Projeto Cultural de Escola (PCE), dar a conhecer de uma forma prática, como ele gostaria certamente, alguns momentos marcantes de vida, curiosidades até, ou momentos que são de uma importância extrema na forma de ser e na forma de escrever de Aquilino.
O Clube de Teatro – ÁQUIteatro, que oriento este ano letivo, mostrou um pouco do processo de criação e encenação da peça de teatro que estamos a trabalhar para apresentar no final do ano letivo. O nosso público pôde assistir a um Ensaio, d’A Estrada de Aquilino, um texto que se baseia na vida e obra do Mestre e está a ser escrito a partir dos dados públicos da vida pessoal do homem e profissional do escritor e do democrata republicano e antifascista que sempre foi Aquilino Ribeiro.
Ouvimos-lhe a voz, o riso, vimos-lhe a meninice, a adolescência e juventude, a humildade, a admiração apaixonada pelos pássaros, o amor às Terras do Demo, às suas gentes e dizeres e gostos culinários.
Por isso mesmo, já na sala de convívio da nossa Escola Secundária, o Curso Profissional de Restauração e Bar preparou, e muito bem, um lanche/almoço para o final da manhã, com algumas das iguarias que Aquilino refere nos seus escritos.
O PCE promete voltar em breve com o 2º Momento e um público com idades diferentes. Uma abordagem distinta para os mais pequenos.
Pela equipa do PCE,
A Artista Residente do AEVNP,
Micaela Queirós Cardoso
Comments