top of page

Objetivos de desenvolvimento sustentável


Em 2015 foram estabelecidos os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, resultado do trabalho conjunto e de um contrato entre os líderes mundiais e os cidadãos e uma lista das coisas a fazer em nome da sociedade e do planeta. Apresentemos os três primeiros…

  1. Erradicar a pobreza extrema, atualmente medida como pessoas que vivem com menos de 1,25 dólares por dia, e reduzir pelo menos para metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais. (…)

  2. Erradicar a fome até 2030 e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os mais pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todo o ano, acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo atingir, até 2025, as metas acordadas internacionalmente sobre nanismo e caquexia em crianças menores de cinco anos, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas. (…)

Saúde de qualidade até 2030 para reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nados-vivos, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países a tentarem reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nados-vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nados-vivos, reduzir num terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar. Acabar com as epidemias de Sida, tuberculose, malária…combater a hepatite, doenças transmitidas pela água…assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planeamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais. (…)

David e Rúben

Tags:

bottom of page