top of page

Poluição atmosférica


A intensa acumulação de substâncias tóxicas e químicas no meio ambiente, principalmente de dióxido de carbono, provoca a poluição atmosférica. Esta contribui para o agravamento de alguns fenómenos, como o efeito estufa e o aquecimento global, que desestabilizam o clima e causam consequências que podem ser desastrosas para o planeta Terra.

Mas, afinal, como é que este tipo de poluição se desenvolve? Antigamente, a poluição era encontrada em cidades pré-industriais, onde as pessoas queimavam madeira e trabalhavam em artesanato e na indústria. Atualmente, a China e o Brasil são dos países em que o nível de poluição do ar está acima do recomendado.

A libertação de gases e de substâncias tóxicas na atmosfera é a principal causa deste tipo de poluição. A queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo, também produz substâncias que contaminam o ambiente. As queimadas florestais são outras fontes de poluição bastante significativas.

Este tipo de poluição desencadeia uma série de doenças nos seres vivos, principalmente no sistema respiratório, como a bronquite, a asma, o cancro do pulmão, entre outras. A chuva ácida é outro fenómeno atmosférico prejudicial ao meio ambiente, responsável pela destruição de plantações e pela contaminação dos solos e da água. A redução da utilização de combustíveis fósseis para abastecimento dos veículos, a substituição do uso de transportes privados pelos públicos são medidas que promovem a diminuição de emissões de gases para a atmosfera. As filtragens e os tratamentos de gases e vapores, expelidos nos processos realizados nas fábricas, são outras medidas que visam reduzir as emissões de gases na atmosfera.

Proteger o ambiente é tarefa de todos. Com pequenos gestos diários estaremos a contribuir, da melhor forma, para a existência de cidadãos ambientalmente responsáveis e para a preservação da nossa casa! Se todos fizermos um esforço, estaremos a contribuir para um planeta e uma vida mais saudável!

bottom of page