top of page

Poluição Atmosférica


É um dado assente que a poluição atmosférica tem vindo a aumentar. Todos nós, diariamente, nos debatemos com este flagelo. Com o aumento catastrófico da poluição atmosférica, viver no planeta Terra é cada vez mais um risco para os seres vivos e, lamentavelmente, devido à ação humana. Por este motivo todos nós temos o dever de lutar e contribuir para salvar esta casa que é de todos e fundamental para a vida.

Mas, afinal, a que se deve a poluição atmosférica?

Há mudanças na atmosfera terrestre suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou na saúde humana. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes destes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa, ainda, mais danos no ambiente, tendo ação direta no aquecimento global. A concentração dos contaminantes reduz-se, à medida que estes são dispersos na atmosfera, o que depende de certos fatores, como a temperatura, a velocidade do vento, o movimento de sistemas de alta e baixa pressão e a interação destes com montanhas e vales por exemplo.

Ao longo dos tempos, a comunidade política e civil foi sendo alertada para os efeitos adversos. Certas medidas foram tomadas para se conseguir prevenir a poluição atmosférica. Do mesmo modo que a poluição atmosférica aumenta, a preocupação de cientistas e ambientalistas também é notória, sempre no sentido de encontrar formas de como diminuir a poluição do ar. Deste modo, urge tomar medidas para combater esta poluição desregrada. São de salientar as seguintes: estabelecer limites claros para os níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais; normalizar os critérios de emissão de gases poluentes, bem como estabelecer coimas a quem ultrapassar tais limites; incentivar a utilização de meios de transporte alternativos ao carro, bem como a implantação de sistemas de transporte coletivo de qualidade, tais como autocarros públicos, entre muitos outros. Perante estas realidades, devemos agir de forma consciente, alterar a nossa postura e não matar o planeta Terra, visto que se perdermos esta casa não existe outra onde nos possamos abrigar. Cada cidadão, hoje, no século XXI, deve estar informado e, determinado, atuar obstinadamente por uma cultura de vida.

bottom of page