top of page

Semana da leitura

Para celebrar a leitura, o livro e o leitor, o Plano Nacional de leitura organizou a Semana da Leitura, convidando “escolas e outras entidades, públicas e privadas, a promover atividades para festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo”.

No presente ano letivo, no nosso agrupamento, a comemoração da Semana da Leitura coincidiu com a vinda dos participantes do projeto Erasmus+ “The Living Book”. Uma vez que a Biblioteca Escolar é parceira neste projeto e o programa previsto para este evento era muito compacto, propusemos que a vinda de autores se realizasse aquando da comemoração da Semana Cultural que está prevista para a semana de 1 a 5 de junho.

Sendo assim, a biblioteca escolar relembra que todas as semanas são semanas de leitura, que a leitura e a literatura são uns dos principais instrumentos para garantir a nossa liberdade, liberdade de conhecer outros mundos e outros cenários, este ano sob o mote “Hoje Leitor, amanhã Leitor”, pelo que se convidou toda a comunidade escolar a celebrar a Língua Portuguesa na Semana da Leitura, redescobrindo a Biblioteca Escolar, lendo por prazer, lendo para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente. Convidou-se igualmente toda a comunidade educativa a visitar a Feira do Livro, na escola secundária, bem como a exposição “O Principezinho: Mensageiro da Paz e dos Direitos Humanos”, ainda patente na EB 2,3 Aquilino Ribeiro. Decorreram nas bibliotecas escolares atividades diferentes e motivadoras, imbuídas do espírito de festa da leitura.

Tags:

bottom of page