top of page

Aprender com o Passado, Ensinar para o Amanhã


A BE/CRE assinalou, no dia 27 de janeiro, “O Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto”. Sensibilizou os alunos para o significado desta catástrofe, que dizimou milhões de vítimas, provocadas pelo genocídio pela Alemanha nazi dos judeus, ciganos, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência e opositores políticos, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial, em vários campos de extermínio espalhados pela Europa.

O Dia Mundial da Memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. A data de 27 de janeiro tem um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz- Birkenau/Polónia) pelas tropas da União Soviética.

Com base no lema - Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro, os alunos foram convidados a refletir sobre o significado da afirmação associada à comemoração e foram alertados para a repetição de idênticos holocaustos, na atualidade.

Das atividades dinamizadas constou uma exposição bibliográfica sobre o tema e um momento de leitura informal de sobreviventes bem como a evocação da ação humanitária de Aristides de Sousa Mendes, através do visionamento de um documentário.

Os alunos do 9º ano, acompanhados pelos professores de história, assistiram a uma das sessões, com bastante empenho, evidenciando espírito e sentido de responsabilidade cívica.

O Holocausto foi uma das passagens mais tristes da nossa história e deve ser relembrado como algo para não se repetir.

Tags:

bottom of page