top of page

Comemoração do dia dos castelos


A atividade comemorativa do Dia Nacional dos Castelos teve início uma semana antes da data com a elaboração de marcadores de página e cartazes alusivos aos castelos de Portugal. Estas comemorações tinham como objectivo divulgar os castelos de Portugal e sensibilizar os alunos para a sua preservação.

Paralelamente às actividades que decorriam nas aulas de História e Geografia de Portugal e de Português, os alunos, com a colaboração dos pais representaram diversos castelos em 3D. Estes trabalhos deram origem a uma exposição que estará patente na Escola Aquilino Ribeiro durante a segunda quinzena de Outubro.

A prof. Fátima Carvalheira

No dia 7 de outubro de 2016, os alunos da turma do 6º A, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva comemoraram o dia dos castelos. Vestiram-se com roupas da Idade Média e foram visitar as turmas da Escola Secundária e da EB 2,3, recitando um poema e entregando separadores que eles próprios elaboraram sobre um castelo à sua escolha.

Foi muito divertido! As roupas foram emprestadas pela escola. A professora Fátima Carvalheira, que leciona as disciplinas de H.G.P. e de Língua Portuguesa, dividiu a turma em dois grupos. Um grupo foi com uma funcionária da biblioteca, a D. Ana para a Escola Secundária e a outra parte da turma ficou com a respetiva professora para a EB 2,3.

A atividade durou algum tempo, pois os alunos foram a todas as salas.

Um dos desafios mais interessantes para os alunos, foi terem que ficar o intervalo com as roupas da Idade Média, tentando aproveitar o intervalo da mesma maneira do que nos outros dias.

Após uma fotografia de grupo, os alunos dirigiram-se para a aula de H.G.P. No fim da aula, os alunos despiram as roupas e voltaram ao século XXI.

As alunas do 2º ciclo Ana Laura Reis, nº2 e Lara Almeida

bottom of page